`

Prática #3: Corpo — uma ferramenta para escutar o que ele tem a nos dizer

Colagem de Luciana Aranha (@luspider)

Colagem de Luciana Aranha (@luspider)

Quão empoderadas somos a respeito do nosso corpo? Sabemos o que ele quer nos dizer? Mais: paramos para escutá-lo com frequência ou só seguimos no fluxo mecanizado de cobrá-lo?

Em tempos de padrões inatingíveis, nosso corpo, muitas das vezes, está voltado apenas para a estética: estou magra demais? Gorda? Dura o suficiente? Jovem na medida ou meu corpo já apresenta sinais de envelhecimento?

Assim, seguimos a correnteza. Não silenciamos para ouvir os sinais dessa máquina preciosa. Se o fizéssemos, veríamos nele uma potência assombrosa de benefícios para além do que mostra o espelho.

E se em vez de nos cobrarmos excessivamente mirarmos nosso bem-estar nessa jornada? Tudo bem se a aparência física é algo importante para nós. Mas e se, além disso, também pudéssemos focar no nosso bem-estar? Em andar de mãos dadas com nossos corpos em vez de seguirmos num embate doloroso?

A instrutora de yoga Marcia Baja traz uma prática preciosa para o nosso dia a dia. Entre os benefícios, está a possibilidade de sabermos com mais preciosismo o que acontece com a gente mesma: faltas, excessos e também nossas necessidades mais genuínas — em vez de depender com tanta frequência, por exemplo, de diagnósticos externos.

Te espero no fórum para saber como tem sido sua experiência com as práticas por aí. Seguimos juntas.


Gabrielle Estevans é jornalista, editora de conteúdo e coordenadora de projetos com propósito. Na Comum, é editora-chefe, participante e caseira.