`

#10 Percebendo e aceitando nossa natureza cíclica

O que se repete, em você, a cada menstruação? Como os ciclos influenciam sua produtividade? Em qual período sua energia vital aumenta? E a energia sexual? Quais padrões são constantes em cada fase? Como são meus cheiros? E o meu muco? Posso usar a observação dos ciclos para mudar algo na minha personalidade? E manter? De que forma isso altera a alimentação?

As perguntas são muitas e abraçam uma infinidade de áreas. Para respondê-las, um caminho possível desponta: a observação da nossa natureza cíclica. A conexão com o ciclo menstrual é capaz de ativar nossa intuição, nossa sabedoria. É um caminho para que consigamos rastrear padrões e hábitos e desenhar, caso queiramos, caminhos de transmutação. 

Mas, para quem nunca pensou em olhar para seu ciclo menstrual de forma mais acurada, qual o pulo inicial pra mergulhar nesse universo? 

"A primeira coisa é manter um diário para anotar coisas que você observa como alterações emocionais. É muito comum que  mulheres digam que a TPM é horrível e que querem acabar com a TPM. Eu penso que esses sintomas são uma janela de oportunidade para nos conhecermos. Em geral aparece ali algo que está latente o ano inteiro e que fale sobre a gente"
Halana Faria, ginecologista e obstetra 

Para dar play no papo na íntegra, clique aqui embaixo: 

Perceber e aceitar nossa natureza cíclica é entrar em harmonia com o que há de mais profundo em nós. É um processo individual, de solitude, de intimidade. Requer tempo, olhar apurado e paciente e certa periodicidade na observação. Não é de um dia para o outro que conseguiremos extrair insights dos nossos ciclos. É um processo contínuo e mutável. Por isso mesmo, benéfico. 

Seguimos. 


Gabrielle Estevans é jornalista, editora de conteúdo e coordenadora de projetos com propósito. Na Comum, é editora-chefe, participante e caseira.

 

A nossa conversa segue sempre no fórum:

faça login para ver a conversa e se conectar direto ao tópico de saúde autônoma

 

Código para colar no módulo "code" no squarespace: