`

Série "Mulheres que impulsionam outras": uma entrevista com Viviane Duarte, fundadora da Plano de Menina

pexels-photo-569163.jpeg

Aqui na Comum, olhamos o tempo todo para como estamos, individualmente e coletivamente, catapultando os movimentos de outras mulheres.

Isso porque a caminhada por equidade de gênero não pode só estar no discurso, pelo contrário: quanto mais ações incorporadas a nossa prática diária, por mais simples que essas ações sejam, melhor.

Por isso, decidimos entrevistar três mulheres que, por vieses diferentes, trabalham para ajudar outras meninas e mulheres a se desenvolverem. Elas fazem isso no dia a dia, com atos pequenos, e também fazem profissionalmente, de um jeito mais amplo e estratégico. Cada uma, do seu jeito, está transformando o cenário da desigualdade no país.

Entrevistamos, em formato de podcast, a Anna Haddad, fundadora da Comum e coordenadora de projetos de impacto social dentro do território de gênero e diversidade, a Viviane Duarte, jornalista e fundadora do Plano de Menina e a Ellen Vieira, obstetriz e parte do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde .

Hoje, a entrevista é com Vivi Duarte. O papo girou em torno de ações que podemos incorporar no nosso cotidiano que imprimam um olhar cuidadoso para as meninas ao nosso redor e que podem beneficiá-las de modos bastante poderoso, olha só:

"Impulsionar meninas a serem o que elas quiserem ser, independente de padrões, estereótipos, é super importante. E pensar nessa questão desde o início ali, quando ela começa a se descobrir, desde a infância, da primeira infância, é muito importante ela entender que ser menina não é nenhum obstáculo para ela conquistar o que ela quiser."

Ouça o podcast inteiro aqui, no nosso canal no Soundcloud. Só dar o play:

 

Seguimos juntas nessa caminhada.


Gabrielle Estevans é jornalista, editora de conteúdo e coordenadora de projetos com propósito. Na Comum, é editora-chefe, participante e caseira.