`

#21 Podcast: SUS — Um guia sobre como se apropriar do sistema

Saúde é direito de todos — é o que diz a Constituição brasileira de 1988. Daí, nasceu o SUS, um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e que deveria garantir acesso integral, universal e gratuito para toda a população do País. 

E embora a teoria seja lindíssima, sabemos que, na prática, a história não é bem assim. De um lado, temos o sucateamento do sistema; do outro, iniciativas e serviços que, por falta de canais de informação eficientes, não chegam às pessoas que poderiam se beneficiar deles. 

Quando falamos em saúde autônoma, não é só sobre escutar nosso corpo e tomar as rédeas dos nossos processos que estamos falando, mas também sobre entender quem e o quê procurar quando precisarmos de suporte, de ajuda profissional. Só assim, bem informadas e conscientes a respeito das nossas possibilidades, é que poderemos ficar mais tranquilas, independente das circunstâncias. 

E se você tem plano de saúde e acha que esse assunto não é para você, irá se surpreender ao saber que alguns serviços médicos, hoje, são de exclusividade do Sistema Único de Saúde e que, inclusive, nem só de hospitais e agendas médicas ele é feito. Você pode estar usufruindo de algum tipo de benefício do SUS neste exato momento, por exemplo — e nem sabe. Por isso, é necessário que o conheçamos, que o entendamos. Se não para que o utilizemos em plenitude, pelo menos para que o defendamos com unhas e dentes em nome das nossas que dependem integralmente desse sistema. 

Para conversar com a Comum sobre o assunto, reunimos Luiza Soler, advogada, especialista em gênero e mestranda em Saúde Coletiva, e Débora Medeiros, médica psiquiatra e mestranda em Saúde Coletiva. Para ouvir na íntegra é só dar o play aqui embaixo: 

Um papo com a advogada, especialista em gênero e mestranda em Saúde Pública Luiza Soler e com a médica psiquiatra Débora Medeiros.

É na troca de experiências que conseguimos nos ver espelhadas na outra, que não nos sentimos sozinhas e que conseguimos apoio para transmutar e florescer. Por isso, eu espero você lá no fórum para continuarmos essa conversa. Juntas. Sempre. 


Gabrielle Estevans é jornalista, editora de conteúdo e coordenadora de projetos com propósito. Na Comum, é editora-chefe, participante e caseira.


 

A nossa conversa segue sempre no fórum:

faça login para ver a conversa e se conectar direto ao tópico de saúde autônoma